terça-feira, 18 de junho de 2013

Mesquita de Sankore




A cidade de Tombuctu é a capital da região de mesmo nome. Localiza-se no centro do Mali. Apesar de não mostrar o esplendor da sua época áurea, no século XIV e estar a ser engolida pela areia do deserto do Saara, ainda tem uma importância tão grande, como depositório de saber, que foi inscrita pela UNESCO, em 1988, na lista do Patrimônio Mundial.
A prestigiosa universidade corânica de Sankoré, donde 50 000 sábios muçulmanos ajudaram a espalhar o Islão através da África ocidental, ainda funciona, embora com um número mais reduzido: 15 000 estudantes. Tombuctu alberga, ainda, o famoso Instituto Ahemed  Baba, com a sua colecção de 20 000 manuscritos árabes antigos, que retratam mais de um milénio de conhecimento científico islâmico e vários madraçais. A cidade tem três mesquitas principais: Djingareyber, construída de barro em 1325, Sankoré et Sidi Yahia.
Tombuctu foi inscrita em 1990 na Lista do Patrimônio Mundial em perigo.

Por: Matheus L.

17 comentários:

  1. me ajudou pra caramba bem o que queria algo curto e direto

    ResponderExcluir
  2. nossa meu irmão eu tirei a nota maxima da minha prova de historia muito obg!!!! '-'

    ResponderExcluir
  3. Gostei a professora a adorou a minha resposta na lição , obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir